Senac-DF forma jovens que cumprem medida socioeducativa em Planaltina e Recanto das Emas – Senac DF Skip to content

Senac-DF forma jovens que cumprem medida socioeducativa em Planaltina e Recanto das Emas

Trinta e seis jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação receberam, na tarde desta quarta-feira (27), certificado de conclusão do curso de Qualificação em Serviços Administrativos. As aulas tiveram 11 meses de duração e foram ministradas pelo Senac-DF nas unidades de Internação de Planaltina e do Recanto das Emas. A qualificação faz parte de um projeto que reúne diversas instituições do Distrito Federal e tem como objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens a partir do acesso à profissionalização. A cerimônia de formatura, realizada de forma online, contou com a participação dos alunos e seus familiares, instrutores e representantes do Senac-DF e das instituições parceiras.

A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo de Resende, abriu a cerimônia em nome do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. Ela ressaltou que para o Senac é uma honra fazer parte dessa parceria. “Temos muito amor, vontade e alegria em participar desse programa. Cada um que está aqui hoje teve uma atitude muito importante para mudar de vida, ter um novo momento. Essa formatura é muito importante, um divisor de águas. A partir de agora, estão preparados para entrar no mercado de trabalho. Podem contar com o Senac sempre”, concluiu Cíntia.

De acordo com a idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, a parceria com o Senac é de extrema importância para os jovens. “É um momento de glória e eu sou muito grata pela parceria estabelecida com o Senac, parceiro de longa data. Os alunos foram guerreiros e vitoriosos. Nós, como Estado, temos o dever de garantir essa educação profissional para todos”, disse. Já a juíza substituta de direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal, Luana Lopes Silva, falou sobre a felicidade em ver a vitória desses alunos.

As aulas do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos para os adolescentes e jovens vinculados à medida socioeducativa de internação tiveram início em agosto de 2021. O curso de aprendizagem teve duração de 11 meses e carga horária total de 800 horas, sendo 400 teóricas e 400 de prática profissional. Os jovens tiveram a carteira de trabalho assinada e receberam o salário de acordo com as horas trabalhadas, tendo o salário-mínimo como referência.

O projeto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb-DF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no DF (Senac-DF).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pular para o conteúdo