Senac-DF forma jovens que cumprem medida socioeducativa em Planaltina – Senac DF Skip to content

Senac-DF forma jovens que cumprem medida socioeducativa em Planaltina

 

Jovens que cumprem medida socioeducativa de internação receberam o certificado de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, oferecido pelo Senac-DF, na unidade de Internação de Planaltina. A entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira (28), durante cerimônia realizada online – com o intuito de atender às recomendações de combate ao coronavírus. A qualificação faz parte de um projeto que reúne diversas instituições do Distrito Federal e tem como objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens, por meio do acesso à profissionalização.

Em nome da direção regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron, abriu oficialmente o evento. Na oportunidade, agradeceu aos parceiros do projeto e parabenizou os jovens que se dedicaram e se esforçaram durante o curso. “Uma pequena decisão pode mudar tudo na vida. A gente acorda um dia e resolve recomeçar, foi o que os alunos fizeram quando voltaram a estudar. É muito difícil, mas provaram que é possível. Ninguém precisa ter medo de mudança: foi isso que aconteceu quando resolveram entrar no Senac. Cumprimos a nossa missão de formar novos trabalhadores. O fim do curso é o começo de um novo destino, muito obrigado e parabéns a todos”, concluiu Peron.

Idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, falou sobre a importância do projeto e agradeceu o Senac. “Essa oportunidade só está sendo possível por essa visão do Senac. Nossa ideia é levar uma nova perspectiva para todos. A qualificação profissional traz virtudes, como companheirismo e a construção de laços afetivos em sala de aula, que me encanta bastante”, enfatizou.

A juíza de Direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, Lavínia Tupy Vieira Fonseca, que está à frente do projeto no Tribunal de Justiça do DF, parabenizou os alunos pelo esforço e força de vontade. “Os alunos venceram uma grande batalha: uma batalha contra a própria dificuldade. Ao longo do curso nós conseguimos enxergar mudança na conduta dos alunos. É impressionante o antes e o depois de um curso de aprendizagem. Eu tenho certeza que tudo que foi vivenciado vai propiciar oportunidades ímpares no mercado de trabalho e na vida”, disse.

O instrutor do Senac, Iuri Marques, que esteve com os alunos durante 10 meses, diz que o projeto não é só um trabalho profissional, mas sim humano. “Conseguir formar e qualificar esses jovens é uma realização enorme. A cada turma que se passa é uma vitória, uma conquista. A gente consegue perceber que existe um profissional dentro desses jovens e com esse curso a gente consegue trazer à tona. Estou muito feliz”, comenta Iuri.

Sobre o projeto

O projeto-piloto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pular para o conteúdo