Projeto Paladar Internacional é lançado em parceria com 16 embaixadas latino-americanas e caribenhas – Senac DF Skip to content

Projeto Paladar Internacional é lançado em parceria com 16 embaixadas latino-americanas e caribenhas

A Fecomércio-DF, o Senac-DF e a Secretaria de Relações Internacionais do DF e 16 embaixadas lançaram oficialmente, no dia 08 de dezembro, o projeto Paladar Internacional. O evento foi realizado no Centro de Educação Profissional Antônio Matias, na 903 Sul, e reuniu empresários, embaixadores e conselheiros do Senac-DF.

Na ocasião, a chef da Embaixada de Cuba ensinou aos convidados a receita do prato arroz com griz, típico do País. Ao final, o embaixador cubano, Adolfo Curbello, fez o drink mojito para os convidados.

O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, foi o anfitrião do evento e agradeceu a parceria com o Governo do Distrito Federal, com o Shopping Pátio Brasil e com as embaixadas. “É uma iniciativa muito rica, que vai possibilitar a aproximação dos países com o nosso sistema”, disse.

O vice-presidente da Fecomércio-DF, Jael Silva, que também lidera o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do DF, contou que a ideia é estender o projeto aos empresários para que eles incluam no cardápio receitas do Paladar Internacional.

O diretor regional, Vitor Corrêa, celebrou o lançamento do projeto. “Em 2024, vamos realizar 16 aulas-show no Pátio Brasil, uma por cada embaixada participante. Será um momento de disseminar a cultura dos países por meio da gastronomia para os nossos alunos e para a sociedade do DF”, declarou.

O Secretário de Relações Internacionais, Pacco Britto, explicou que o projeto integra o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Serinter, assinado por meio do acordo de cooperação com a Fecomércio-DF, e que pretende realizar novas edições com outras embaixadas. “Nosso objetivo é promover a integração das representações diplomáticas com a nossa cidade”.

O representante do Pátio Brasil, Alberto Brandão, disse que o shopping recebeu a proposta da parceria com muito entusiasmo. “Tivemos a ideia de, ao final do projeto, publicarmos um livro com as receitas executadas”. O diretor Vitor aceitou de pronto. “Será um prazer e temos a Editora Senac-DF para fazê-lo”.

Para o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo, o projeto conseguirá mostrar que grandes são as semelhanças entre os países. “É uma oportunidade de nos unirmos”.

Sobre o Paladar

 A iniciativa, que também é apoiada pelo Shopping Pátio Brasil, busca difundir a cultura dos países caribenhos e latino-americanos por meio da gastronomia e permitir um intercâmbio entre o setor produtivo e as representações dos países, fomentando cursos de capacitação de profissionais da cozinha.

As embaixadas participantes são: Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Haiti, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Domicana, Suriname e Trindad y Tobago.

As atividades contam com 16 aulas-shows no Senac do Pátio Brasil durante o mês de março de 2024, quando cada embaixada elegerá um chef para fazer a apresentação de um prato típico do país.

O Senac-DF incluiu, no portfólio de 2024, os cursos de Cozinha Caribenha, de 40h, e Cozinha Latino-Americana, de 60h.

Haverá ainda a etapa final que contará com um concurso de gastronomia entre os alunos dos cursos  e farão parte dos jurados os chefs das embaixadas participantes. A data será definida em breve. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pular para o conteúdo