Mais de 500 pessoas participam do projeto gastronômico Paladar Internacional – Senac DF Skip to content

Mais de 500 pessoas participam do projeto gastronômico Paladar Internacional

O Senac-DF, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais e o Pátio Brasil, realizou o projeto Paladar Internacional. O evento reuniu 11 países latinos e caribenhos, que levaram os chefs de suas embaixadas para dar aulas-show de pratos típicos.Participaram da iniciativa as embaixadas da Argentina, de Barbados, da Bolívia, do Chile, de Cuba, El Salvador, do Equador, México, Paraguai, Peru e da República Dominicana. O evento atraiu, nos dois dias, um público de mais de 500 pessoas.

Ao final de cada aula, inscritos puderam degustar os pratos e aprender mais sobre a riqueza dos ingredientes e sabores de cada país. As embaixadas também levaram materiais de divulgação com curiosidades sobre cultura e turismo. A chef do Perú, Nívia Brtolucci, levou ao evento a receita de pastel de choclo. “É um prato muito caseiro e comum – “as mamás (mães) chilenas fazem sempre em suas casas”, comentou. Quem representou a Bolívia foi o chef Kevin, que ensinou os presentes a fazerem a “sopa de mani” e o “majadito de pato”. “O majadito é muito parecido com o carreteiro brasileiro e a sopa de mani (amendoim) é muito tradicional na nossa terra. Foi muito especial dividir com as pessoas nosso jeito de cozinhar e nossos processos”, contou.

Uma das inscritas para as aulas, Gisele Rodrigues ficou sabendo do projeto por uma professora. “Já conheçoum pouco da cozinha latina, pois morei muitos anos na Espanha e lá é possível conhecer sobre a culinária de diversos países. Mas adorei as aulas que assisti, foi tudo muito rico”, disse.

Para auxiliar os chefs na preparação dos pratos, instrutores do Senac e a equipe de nutrição trabalharam ao lado dos representantes das embaixadas no polo de gastronomia do Senac localizado também no shopping. O diretor regional do Senac-DF, Vítor Corrêa, afirmou que o objetivo foi difundir a cultura e a gastronomia dessas regiões. “Esta foi a primeira edição e queremos realizar novas rodadas com outros países”, declarou. O vice-presidente da Fecomércio-DF e presidente do Sindobhar, Jael Antônio, reafirmou o seu compromisso com o setor no Distrito Federal. “Queremos realizar muitos eventos gastronômicos e nosso objetivo é fazer de Brasília o terceiro maior polo de restaurantes do País”.O superintendente do Pátio Brasil, Augusto Brandão, declarou que é entusiasta do projeto. “Desde o primeiro momento que fomos procurados pelo Senac aceitamos de pronto. A ideia é excelente”, afirmou.
O Secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Brito, contou que é prioridade da pasta promover a divulgação da cultura das embaixadas da Capital do País e que o evento faz parte dessa agenda.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pular para o conteúdo