Faculdade Senac leva empresas para a sala de aula – Faculdade Senac DF | Cursos de Graduação e Pós-graduação Skip to content

Faculdade Senac leva empresas para a sala de aula

Incentivar os alunos a colocar em prática o aprendizado teórico é um dos diferencias da Faculdade de Tecnologia Senac-DF. Em um trabalho desenvolvido pela turma do 4º semestre do curso Gestão Comercial, do campus Taguatinga, no início desse mês, foi possível notar que a integração entre teoria e prática está presente no dia a dia dos discentes. De forma criativa, os alunos analisaram os casos de quatro empresas e transformaram a sala de aula em um ambiente real de trabalho, simulando problemas e apresentando soluções. As empresas escolhidas para serem analisadas foram um hipermercado, um time de futebol, uma empresa de construção e uma marca de bebida alcoólica. Os alunos expuseram soluções para “encantar o cliente” nestes ramos de atuação. “O grupo que trabalhou o relacionamento com clientes do hipermercado disponibilizou para os colegas uma mesa com folders e souvenirs. A equipe que cuidou de apresentar soluções para a fidelização de sócios do clube de futebol surpreendeu ao levar jogadores e líder de torcida enquanto o hino do time era apresentado”, conta a diretora da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, Flávia Furtado Rainha Silveira.

Flávia destacou que a integração teoria e prática esteve presente em todos os trabalhos, como na apresentação da equipe que mostrou o caso de uma construtora. “Por alguns instantes se acreditava estar, de fato, em um canteiro de obras e em um escritório de uma incorporadora, com atendente de telemarketing e várias encenações de uma cliente comprando seu apartamento”, disse a diretora da Faculdade, lembrando que a equipe da marca de bebida alcoólica foi vestida a caráter e sorteou um presente para a turma.

A tarefa, proposta pela professora Kesia Rozzett, que ministra a disciplina Marketing de Relacionamento, tinha como objetivo apresentar casos de empresas que possuem programas de relacionamento com o cliente. Dessa forma, seriam desenvolvidos os temas marketing de relacionamento; lealdade de clientes; satisfação e encantamento de clientes; segmentação e bases de dados de clientes.

De acordo com Kesia, a turma apresentou um histórico das empresas e de sua postura a respeito de relacionamento com clientes, além da evolução dos programas de relacionamento e críticas à falta de segmentação inicial de alguns programas. “Os alunos sugeriram soluções atreladas à boa gestão de banco de dados, a partir da segmentação comportamental e psicográfica dos clientes e não apenas demográfica, o que possibilita oferecer os produtos e serviços de forma personalizada”, explicou a professora.

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