Na tarde desta quinta-feira (20), alunos do curso de Sushiman do Senac-DF encerraram a formação com o Projeto Integrador, realizado no Hotel Grand Mercure. A ação marca a finalização das aulas, oferecidas pela unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH), e faz com que os estudantes coloquem em prática o aprendizado, seguindo desafios impostos pela equipe da instituição educacional.
Na ocasião, os estudantes executaram pratos da culinária japonesa, com opções quentes, frias e doces. Ao longo do curso, aulas teóricas sobre a história desta vasta cultura oriental com foco na gastronomia foram lecionadas e as aulas práticas foram realizadas na cozinha profissional do Grand Mercure: fruto de uma parceria entre o Senac e a rede de hotéis.
A gerente geral do Hotel, Adriana Pinto, esteve presente e afirma que a parceria agrega muito ao empreendimento. “Para nós, é sempre muito bem-vinda essa parceria entre o Hotel Grand Mercure e o Senac-DF. É enriquecedora para os dois lados: para os alunos, que têm a oportunidade de adquirir experiência dentro de um hotel, e para nossa equipe também, pois reafirma a importância de continuar se reciclando e aprendendo. Sempre que somos procurados pelo Senac-DF tentamos abrir as portas da nossa cozinha, e agora, foi muito mais gratificante, pois conseguimos recrutar três talentos da turma. Estamos fechando esse módulo com chave de ouro”, afirmou.
Apaixonada pela gastronomia japonesa, a aluna Bianca Batista foi contratada pelo hotel ao finalizar o curso. “As minhas expectativas foram superadas. O instrutor Joseny Juvito foi excelente no ensino e eu estou muito feliz de fazer parte da equipe do Grand Mercure agora” disse.
O Instrutor de gastronomia do Senac-DF, Joseny Juvito, está na instituição há mais de 17 anos. Ele conta que é apresentado aos alunos uma parte teórica e prática durante todo o curso. As aulas também são imersivas, com uma cozinha profissional e totalmente equipada. “Na cozinha do hotel, eles sentem na pele o dia a dia de um mercado de trabalho. O objetivo é o aluno buscar resolver e aprender os problemas da rotina de um restaurante”.
A gerente da unidade do Senac de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH), Jackeyline Reis Mapurunga, também esteve presente e parabenizou o preparo dos pratos e a dedicação dos alunos.











Texto: Rôney Lima
Fotos: Raphael Carmona