Nos dias 16 e 17 de agosto, representantes do Departamento Nacional do Senac (DN) e dos regionais do DF e de SC reuniram-se na Faculdade de Tecnologia e Inovação para debater o Verticaliza Senac. O projeto faz parte do Programa de Reposicionamento do Ensino Superior, que busca a verticalização de cursos de Ensino Técnico e Tecnológico.
A proposta tem como objetivo viabilizar para o aluno a realização de um itinerário formativo contínuo, no qual seja possível aprofundar e enriquecer significativamente a sua formação, permitindo que o aluno entre em um curso técnico, e o conclua com um diploma de nível superior. O termo verticalização é adotado devido à progressão gradual na complexidade do conteúdo educacional ao longo dessa trajetória. “Quando o estudante opta por um curso técnico, ele faz muitas disciplinas que são aprofundadas no Ensino Superior (Tecnológico). Quando esse aluno estiver apto e preparado para o curso superior, ele poderá optar por fazer uma outra disciplina que ainda não tenha visto e que o proporcione um maior aprofundamento em sua área de conhecimento”, explica Anelise Pereira, Coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac-DF.
São elegíveis a participar os estudantes de todas as instituições do país, com previsão de conclusão até o início de 2024. A princípio, o programa será voltado para todos os departamentos regionais, a depender da adesão de cada estado.
O projeto está sendo construído nacionalmente. Ana Elisa Cassal, Assessora Técnica do Senac-DN, compartilha que essa integração entre várias unidades, departamentos e divisões do Senac é sempre muito produtiva. “É justamente nesse vínculo que se concretiza a ação em si”, comentou.