Palestra sobre inteligência artificial e educação abre Semana Pedagógica na Faculdade Senac - Senac DF Skip to content

Palestra sobre inteligência artificial e educação abre Semana Pedagógica na Faculdade Senac

A Semana Pedagógica na Faculdade Senac teve início nesta segunda-feira (15) com uma palestra inaugural proferida pelo professor doutor Ronaldo Mota, diretor secretário da Academia Brasileira de Educação (ABE). A abertura do evento ficou por conta do diretor da Faculdade Senac, Luís Afonso Bermúdez, que deu as boas-vindas aos presentes.

O objetivo central da palestra foi capacitar os docentes frente ao panorama contemporâneo das tecnologias digitais, com foco especial na inteligência artificial aplicada à educação. Durante sua apresentação, Ronaldo Mota destacou que a análise sobre seu próprio processo de conhecimento é que vai habilitá-lo a um processo de amadurecimento que prepara para essa vida do futuro. “Conhecer melhor a si mesmo enquanto educando e enquanto educador é um passo fantástico para que você torne o processo de aprendizagem muito mais eficiente”, enfatizou.

Além disso, o palestrante abordou a importância de aprender a aprender e refletir sobre aquilo que está sendo aprendido. Foi uma palestra bastante provocativa que instigou os participantes a pensarem criticamente sobre os métodos educacionais contemporâneos.

A coordenadora pedagógica da Faculdade Senac, Denise Raposo, finalizou o evento expressando sua gratidão. “Abriu nossa semana pedagógica com chave de ouro. Eu agradeço profundamente por nos trazer essa luz no fim do túnel que é refletir sobre aquilo que se está aprendendo, e esse é o caminho para mim”, afirmou.

Durante a palestra, foram discutidos modelos de linguagem de grande escala, como o ChatGPT e similares, como novos paradigmas com potenciais aplicações em diversas áreas, especialmente no campo educacional. Também foi introduzido um conjunto de regras básicas e procedimentos que fundamentam a produção de conhecimento científico, além da abordagem sobre racionalidade, que envolve a formulação de decisões e políticas ancoradas em pensamento racional e processos de pensamento lógico.

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