Senac promove tarde especial para idosos – Senac DF Skip to content

Senac promove tarde especial para idosos

Massagem para relaxar, penteados e novos cortes de cabelos foram as atividades que marcaram a tarde de mais de 60 idosos do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, localizado em Sobradinho. Eles foram beneficiados por uma ação social promovida pelo Senac nesta sexta-feira (24), onde alunos dos cursos de Cabeleireiro e Técnico em Massoterapia realizaram atendimentos em suas áreas, supervisionados pelos instrutores dos cursos. A ação faz parte de um projeto do Núcleo de Cidadania e Inclusão (NCI) do Senac chamado Inclusão Social de Idosos (ISI), que está em sua sétima edição.

“O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a necessidade de inserção de pessoas idosas no âmbito social, bem como mostrar a importância do respeito e da valorização das pessoas da terceira idade”, explica o coordenador no NCI do Senac-DF, Ronaldo Neves Ferreira. “A cada ano realizamos essa ação social de atendimento aos idosos que é uma atividade que faz parte do nosso plano de trabalho”, completa.

De acordo com Lucienes Mendes do Nascimento, assistente social do Lar dos Velhinhos, esse trabalho voluntário é importante para os idosos, principalmente pela companhia. “Eles ficam muito solitários aqui. A gente tem uma carência muito grande de pessoas para nos ajudar. Por isso, para eles é muito gratificante essa ajuda. A maioria dos nossos idosos é dependente, são cadeirantes e possuem dificuldades para se locomover. Para nós, que cuidamos, e para eles foi bem legal esse pessoal se dispor a vir aqui para cortar os cabelos porque é complicado a gente sair e levar o idoso ao salão”, explica Lucienes.

Para Clarisse do Carmo Dias Ramos, instrutora do curso de Massoterapia, esse tipo de trabalho voluntário serve para amadurecer os alunos em relação ao mercado de trabalho, pois estimula a ética profissional e os ajuda a entender que a massoterapia também é doação. “É importante que os alunos lembrem sempre que a gente está trabalhando em uma das áreas de saúde e que esse público de idosos desperta na gente a caridade. A gente vê que são pessoas que já contribuíram muito com a nossa sociedade e que hoje precisam de uma atenção maior. Então nada mais justo do que utilizar o aprendizado para dar uma ajuda e contribuir para melhorar a qualidade de vida desses idosos”, destaca a instrutora.

Para a realização de mais uma edição do ISI, o Senac teve apoio do Centro Brasileiro da Visão – CBV, que disponibilizou brindes doados aos idosos, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Humana do DF, por meio da Coordenação do Idoso, que disponibilizou o transporte para os alunos.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo